terça-feira, 2 de maio de 2017

A linguagem das Flores - Vanessa Diffenbaugh

Oi Genteeeee!! Tudo certinho com vocês? Hoje venho com a minha primeira resenha (aliás sejam todos muito bem-vindos ao meu cantinho!). Um livro bem emocionante, chamado A Linguagem das flores de Vanessa Diffenbaugh de Editora Arqueiro, quer saber mais sobre ele? E só continuar lendo!


Livro: A Linguagem das Flores
Autor(a): Vanessa Diffenbaugh
Editora: Arqueiro
Páginas: 304



Sinopse

 Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular. Quando uma florista local lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos, cujo talento com as flores a ajuda mudar as vidas das pessoas, enquanto luta para superar suas próprias lembranças. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram. Em seu livro de estreia, Vanessa Diffenbaugh cria uma heroína intensa e inesquecível. Misturando passado e presente num intricado quebra-cabeça, A linguagem das flores é essencialmente uma história de amor – entre mãe e filha, entre homem e mulher e, sobretudo, de amor-próprio.

Classificação: 




O livro é dividido em quatro partes e de presente um dicionário de significados das flores, a capa é maravilhosa, (confesso que foi isso que me fez comprar essa obra) #soudessas não me julguem rsrsrs, as folhas são amareladas, as letras têm um tamanho muito bom e deixa a leitura bem agradável. A história é contada pela Victoria, entre o seu passado e o presente em cada capitulo. 


Na “parte um” conhecemos a Victoria, uma jovem que acaba de completar 18 anos e que passou a maior parte de sua vida em abrigos. Em que houve várias tentativas de adoção, mais, ela sempre era devolvida após aprontar alguma bagunça. A sua infância foi muito difícil e de muito sofrimento, até que surge a sua última chance de ser adotada aos 9 anos, ela conhece Elizabeth e como de costume, faz de tudo para ser devolvida para o abrigo, contudo, tudo que ela fazia era meio que em vão, pois, sua tutora a amava de verdade e jamais desistiria do sonho de ser mãe, ela jamais desistiria dessa criancinha que agora estava sob sua proteção, porém, Victoria nunca se sentiu digna de amor, carinho ou afeto de quem quer que fosse, desde que foi abandonada por sua mãe, ainda recém-nascida.


 Olhei para Elizabeth, meu corpo tenso de desconfiança, minha respiração presa no banheiro cheia de vapor. Eu não a entendia. Com os ombros retesados e usando frases ríspidas, ela falava com uma formalidade que eu nunca tinha visto. Ainda assim, por trás de suas palavras havia uma ternura inexplicável. (pág. 58)

A partir do que a história vai se passando, também descobrimos o que acontece com Victoria, após completar 18 anos, em que se encontra totalmente perdida, sem casa e sem emprego, em que acaba indo morar em um parque da cidade, onde mais uma vez usa seu conhecimento e seu talento sobre as flores e cultiva um pequeno jardim particular, quando a Renata uma florista local aparece em seu caminho, descobre seu trabalho e lhe oferece um emprego. 


Na “parte dois” as coisas começam a ser mais emocionantes do jeito que eu gosto, rsrs... Pois, Victoria reencontra o Grant, (o sobrinho de Elizabeth) uma pessoa difícil de se esquecer tanto pelo passado e por ser um GATO mesmo. Eles ainda não sabem, mais entre os dois surgirão grandes sentimentos e uma grande atração um pelo outro está por vim á tona e como não poderia ser diferente, ele tem a mesma paixão pelas flores como ela, o que acaba atraindo ainda mais os dois e com o tempo isso que eles sentem se transforma em amor. É lindo de se ler!

 Grant me amava. Seu amor era tranquilo, porém firme e a cada declaração sua eu me sentir desfalecer tanto de prazer quanto de culpa. Não merecia seu amor. Se ele soubesse a verdade me odiaria. Eu tinha mais certeza disso do que qualquer outra coisa na vida. Meu carinho por ele só piorava a situação. Havíamos nos tornado cada vez mais íntimos, nos beijávamos a cada encontro e despedida e até dormíamos lado a lado. (pág. 164)


Ah!... Apesar de tudo o que acontece, uma grande surpresa está a caminho, para a sua vida! E nesse momento acreditei que ela tomaria juízo, pois, tinha montado seu próprio negócio, havia se tornado uma grande “empresária” das flores e transformando várias vidas. Sério eu tive esperança. Mas...


Na “parte três” confesso que comecei a odiá-la com todas as minhas forças, tive vontade de tirá-la do livro e dar várias porradas na sua cara, pois, seu passado começa a ser desvendado e acontece algo muito especial para a vida de qualquer um, que muda a sua vida por completo, a deixa sem direção e como sempre ela foge! (Como ela sempre fazia, quando não tinha condições de enfrentar, como todas as pessoas “normais” fariam) ... Sério! Nessa parte é impossível não a odiar!!!

Enfim, gostaria de me explicar melhor, mesmo com todos os seus problemas, ela age sem pensar nas consequências, imatura... Nossa!!! uma filha da mãe, desgramada! Vocês precisam ler, para entender esse sentimento!

Como mãe, penso que jamais agiria do jeito que ela age em certos momentos, mesmo com todo o seu sofrimento e dor. Juro que tentei entender o seu lado, me colocar em seu lugar, eu não consegui, fazer o que? Ninguém é perfeito!

Aí começo a cantar “ Acalma o meu coração, acalma o meu coração”... Para continuar a ler, porque tive vontade de abandonar a leitura e sair correndo como ela sempre faz, com coração partido!


Mas a “parte quatro” e última parte, eu já estava mais calma. A história de Victoria começa a se ajeitar, onde ela procura recuperar todo o tempo perdido, pedir perdão para as pessoas que ela tinha prejudicado e abandonado, que por sinal eram pessoas que queria vê-la bem, pessoas que realmente a amavam. Essa parte da história é muiiito linda! É nítido, o quanto Victoria cresce e se torna uma pessoa mais forte e ao mesmo tempo responsável e meio que se deixa envolver pelas pessoas que a rodeiam. 



É tão bom quando, encontro um livro que me envolve por completo assim, me faz ter vários sentimentos como o amor, raiva, culpa enfim...

O livro é uma história inesquecível, um romance sobre flores, família, perdão e amor.


Amei cada detalhe do livro. A trama é mais complexa e torturante do que eu imaginei, mas me ganhou por ser real – mesmo quando, no fundo, eu esperava um conto de fadas. Vale muito a pena ler! Me digam se vocês já leram? O que acharam? Agradeço pela companhia e por hoje é só!

Mais deixem nos comentários as opiniões de vocês.... 

Eu vou adorar saber ❤ 

Um comentário

  1. Oi Sabrina! Gostei da resenha, não conhecia o livro ainda. Me parece bem interessante! Já estou te seguindo de novo, beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo