quarta-feira, 17 de maio de 2017

Extraordinário - R. J. Palacio

Há muito tempo o Extraordinário está na minha lista dos desejados e no dia das mães eu ganhei de presente e logo de cara me apaixonei pelo livro, que li em apenas um dia. E hoje vou resenha-lo aqui para vocês.


Título: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Páginas: 318
Ano: 2013
Classificação: 

Sinopse: "August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 


Quando comecei a ler, esperava uma história tensa e triste, mas, me surpreendi como a autora conseguiu abordar um dos assuntos mais frequentes dentro da escola e senão o mais difícil que tem na maioria das vezes consequências que é o bullyng e a aceitação do que é diferente, com uma leveza e uma simplicidade que qualquer pessoa se envolve totalmente com a história de Auggie. Essa história me comoveu de verdade!
O personagem principal é August que tem apenas 10 anos, ele joga bola, corre, brinca, toma sorvete, tem um Xbox, enfim faz coisas comuns, como um menino comum. Mas, ninguém o enxerga assim, devido a deformação genética no seu rosto que lhe faz parecer uma “aberração”. 

Apesar de tudo, ele tem uma família maravilhosa que o ama muito, então ele aprendeu a não se importar tanto com o que as pessoas pensam ou falam ao seu respeito.

“ Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara”. (pág. 80)  


Sempre teve que conviver com olhares e cochichos por todos os lados aonde quer que ele fosse, tinha alguém olhando e falando dele. Aonde quer que ele fosse, era a atração principal, o que não era nada bom. O seu maior desejo é ter uma aparência normal. E desde que nasceu já houve idas e vindas de hospitais e ao todo já havia feito mais de 27 cirurgias, mais, nada resolveu seu “problema”.

Todos os dias Auggie precisa enfrentar os obstáculos e os preconceitos das pessoas, e o seu novo desafio era ir para a sua nova escola.

De uma forma muito cruel e difícil ele percebe que os outros alunos evitam se aproximar dele o máximo que podem, como se encostar nele, elas também poderiam ser “contaminadas” com a feiura. 

“Grande é aquele que cuja força conquista mais corações”. (pág. 305)

Mas, Auggie é extraordinário, ele tem algo além da aparência que o faz ser especial, ele é engraçado, inteligente, tímido e muito corajoso e por isso conseguiu fazer alguns novos amigos, aliás eram bons amigos, que fizeram os seus dias serem melhores e mais fáceis naquela escola. E depois de muitos sofrimentos, Auggie mostrou aos alunos que era um vencedor, e passou a ser respeitado por todos como ele realmente é: Extraordinário.


O livro tem uma capa linda, que só de olhar já consegue saber o conteúdo que está dentro dele, mais já te aviso que você vai se surpreender. A história é narrada em diferentes perspectivas e olhares, pois, não é apenas a narrativa do próprio Auggie, mais de sua irmã Via e também de seus amigos. 
“ Se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá conhecer vocês, em cada um de vocês, a face de Deus”. (pág. 303)

Este livro te faz chorar, te faz ri, te emociona e te faz refletir de como podemos ser cruéis com os outros, te ensina sobre família, amizade, amor e caráter. É difícil falar muito sobre ele, só que ele te modifica e te mostra que por um simples gesto de gentileza, podemos mudar o mundo e quebrar o preconceito.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo”. (pág. 315)

Me digam se vocês já leram? O que acharam? Agradeço pela companhia e por hoje é só!

Mais deixem nos comentários as opiniões de vocês.... 

Eu vou adorar saber ❤ 

Um comentário

  1. Great post dear!
    You have nice blog
    I follow you. Can you follow me back?
    www.guzelvekulturlu.com
    xoxo

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo